Nos últimos anos o mundo parou para olhar a respeito dos cuidados com a preservação do meio ambiente. O assunto tem gerado grandes debates, repercutido nas mídias e redes sociais e, claro, como uma instituição amazônica, também despertou a atenção do Rei da Amazônia.
Na partida de estreia da Copa Verde, o Clube do Remo por meio da Sinta a Amazônia lançou a ação sustentável convocando o Fenômeno Azul para uma causa importante. Em parceria com o Instituto Alachaster, durante seis dias no salão nobre da sede social, os torcedores que levaram cinco garrafas pets de 2l ganharam desconto na compra do ingresso e ainda contribuíram na preservação do meio ambiente.
Ao todo foram arrecadadas 2420 garrafas. A ideia da ação é despertar o torcedor para a causa e, claro, aumentar o reaproveitamento de matérias recicláveis e, consequentemente, diminuir a quantidade de resíduos descartados de forma indiscriminada ao aterro sanitário de Belém. Quanto mais pessoas reciclarem, maior o resultado.
O sócio-fundador do Instituto Alachaster Ted Vale, comemorou a parceria onde o esporte também pode e deve ser sustentável. "É muito importante essa ação, pois vamos atingir um público maior na ação da reciclagem e destacar a importância disso para o meio ambiente. Sabemos que o consumo é muito grande no planeta, então quando a gente consegue reciclar parte dele, a gente evita que grande parte do que descartamos vá para o lixo comum", disse.
Fábio Bentes, presidente azulino, comentou sobre mais uma ação do Leão. "Para nós do Clube do Remo é muito importante fazer uma ação dessa visando a preservação da Amazônia e do meio ambiente de uma forma geral. Vamos iniciar nossa participação na Copa Verde, uma competição que tem como objetivo trazer essa reflexão sobre a importância de cuidar do meio ambiente e tivemos essa ideia de lançar a campanha de arrecadação das garrafas pets transformando isso em desconto para torcedor para que a gente possa trabalhar a sensibilização disso. Vamos seguir fazendo trocas ao longo da competição para gente, como eu disse, vai ser a forma de trabalhar esse aspecto com o torcedor", explicou.
Ação no Banpará Baenão
Além das coletas nas compras dos ingressos, durante o jogo, nos portões de acesso da Almirante e 25, estavam quatro camburões da campanha e técnicos do Instituto Alachaster recolhendo lixo reciclável produzido no Banpará Baenão. "O estádio é um lugar de muita geração de resíduo, e sabemos que precisa também de uma conscientização ao torcedor.Todo material reciclável gerado durante partida foi recolhido", disse Bentes.
Os crachás usados pelo staff azulino no jogo e as pulseiras distribuídas nos camarotes foram feitos de material reciclável.
Jogadores azulinos entraram em campo com uma faixa pela causa.
Lembrando que neste ano, o Leão lançou o novo uniforme de jogo, tendo as camisas produzidas com materiais recicláveis, especialmente garrafas pet, firmando ainda mais o compromisso do Rei da Amazônia com o meio ambiente.
Instituto Alachaster
Fundado em março de 2016, o Instituto Alachaster é uma organização socioeconômica sustentável, que leva informação através de projetos sociais para todo o município de Belém, capital do estado do Pará. O objetivo do grupo Alachaster é promover negócios sociais por meio do apoio de pequenos empreendedores da região do Estado que geram Economia Verde.
Segundo os fundadores, o instituto carrega consigo a filosofia de ser um espaço para obter saúde para a mente e sustentabilidade para o corpo em sincronia com o planeta. Desta forma, nasceu a ideia de produzir evento em que todos os parceiros empreendedores pudessem apresentar os seus produtos bioeconômicos e artesanais para todo o Brasil. Com o tempo, o Alachaster foi ganhando força e hoje é referência em soluções sustentáveis e acessíveis para Belém.
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