NATAçãO

Parque aquático, localizado na sede social do clube.

Atualmente, o Clube do Remo é uma das mais consagradas e respeitadas agremiações do Norte e Nordeste do Brasil nesta modalidade. Os resultados obtidos são frutos de um trabalho que tem na formação da base azulina o segredo para tornar o Cube do Remo quase que imbatível em categorias como o Mirim e o Petiz.

O primeiro grande reconhecimento veio em 1969, quando seis nadadores do Clube do Remo foram convocados para a Seleção Brasileira que conquistou o primeiro lugar nos Jogos Luso-Brasileiros, disputados no mês de julho, em Belém. Os atletas convocados e campeões foram Domingos Ferreira dos Santos, Érika Maria Figueiredo, Maria das Marcês Nery, Carlos Duarte Reimão, Lourival Videira de Souza e Ocimar Pereira de Mesquita (in memoriam).

Título pioneiro – Foi também em 1969 que o Clube do Remo conquistou seu primeiro título nacional. Domingos Ferreira dos Santos ficou com o ouro nos 100 e 400 metros nado livre no Campeonato Brasileiro Estudantil, realizado em Pelotas (RS). O segundo campeão brasileiro azulino foi Luiz Roberto de Vasconcelos Carepa, em 1973. Sob o comando do treinador Domingos Ferreira, Luiz Roberto conquistou o primeiro lugar na categoria infantil, do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre (RS).

Para o técnico Domingos Ferreira as conquistas da natação azulina são resultados de uma insistência quase que vital ao esporte amador, diante das dificuldades que a categoria precisa superar para “sobreviver” em meio aos gigantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “É preciso estar atento, porque o nível do eixo Sul/Sudeste é sempre muito alto”, acentua. E é justamente por manter um nível muito próximo do que é exibido pelos que estão neste eixo que a natação azulina adquiriu respeito ao longo de todos estes anos.

TÍTULOS

Atletas campeões pela Seleção Brasileira

Campeonato Mundial – (Madri/Espanha) - 1986 - Mônica dos Anjos Costa de Rezende.

Campeonato Sulamericano – (Lima/Peru) - 2001 - Thiago Abreu (Juvenil).

Campeonato Sulamericano – (Maldonado/Uruguai) - 1983 - Mônica dos Anjos Costa de Rezende.

Campeonato Sulamericano – (São Paulo/Brasil) - 1979 - Anne Grace Corrêa Conceição.

Campeonato Sulamericano – (São Paulo/Brasil) - 1979 - Pedro Paulo Ferreira do Amaral.

Campeonato Sulamericano – (Santiago/Chile) - 2005 - Bruna Moraes de Carvalho (Juvenil).

Campeonato Sulamericano – (Lima/Peru) - 2001 - Luis Fernando Rodrigues (Juvenil)

Campeonato Sulamericano – (Maldonado/Uruguai) - 1983 - André Roberto Corrêa Pereira.

Campeonato Sulamericano – (São Paulo/Brasil) - 1979 - Andréa Corrêa Souza.

Títulos Regionais

9 Festivais CBDA Correios Norte/Nordeste de Clubes (Mirim e Petiz) – Troféu Kako Caminha - 1994, 2000, 2001, 2004, 2005, 2007, 2008, 2008 e 2011.

3 Troféus Walter Figueiredo Infantil à Sênior - 1994, 2000 e 2004.

2Troféus Kako Caminha (Infantil) - 1993 e 1994.

11 Copas Amazônia - 1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2009, 2011 e 2012.

SOBRE NATAçãO

Remo é campeão da Copa Norte de Natação

Clube do Remo será representado na Copa Norte de Natação por 40 atletas

Torneio interno de natação acontece neste sábado na sede social