O Rei da Amazônia deu um importante passo na internacionalização do Clube. Na tarde desta sexta-feira (28), a diretoria azulina assinou o contrato de parceria com a Aliança Francesa, de Belém, com evento realizado na sede da entidade.
O Remo foi representado pelo presidente Fábio Bentes, o diretor de marketing e comunicação, Renan Bezerra, a gerente de marketing Joyce Okamoto e membros da Aliança Francesa, além da imprensa que acompanhou o evento.
O objetivo da parceria é fortalecer o relacionamento do Clube, seus torcedores para que possibilitem um maior contato com a cultura francesa. Já que a capital paraense no século XIX, no qual ocorreu a Belle Époque, teve forte manifestação quando a cidade experimentou uma influência cultural e econômica nos moldes franceses, que esteve presente na arquitetura, nos costumes, nas vestimentas, nas ruas e na gastronomia, mas sem deixar de lado as raízes amazônidas.
Além disso, sócios-torcedores do programa Nação Azul, terão desconto de 30% para os cursos de francês em turma, regular, semi-intensivo e intensivo.
Ao longo dos últimos quatro anos, o Clube do Remo trabalha fortemente a história do Estado do Pará e Amazônia, como temas dos uniformes. Em fevereiro a camisa 3, denominado de "Triunfo" teve inspiração no movimento Belle Époque.
O enxoval da temporada 2023 será todos com o tema da cultura francesa que se misturou ao espírito cabano dos amazônidas. “O contexto de cada camisa lançada valoriza uma história muito importante para a nossa região. Cada cor, cada detalhe da camisa especial tem uma referência da época da Belle Époque na Amazônia. A última camisa 3 lançada abriu o ano do Clube e em 2023 vamos trabalhar a Belle Époque na Amazônia, a partir de outras camisas do nosso enxoval, vai ser sempre envolvido nesse contexto visando a questão de influência no mundo, mas principalmente na nossa região. Sempre lembramos que somos um clube da Amazônia e valorizamos muito isso. Então esse novo manto vem para inaugurar uma série de lançamentos com o tema da cultura francesa que se misturou ao espírito cabano dos amazônidas" revelou o diretor de marketing, Renan Bezerra.
A presidente da Aliança Francesa de Belém, Sabine Reneé Giraud Galvão, comemorou a parceria. "É com grande satisfação que celebramos hoje a parceria entre a Aliança Francesa de Belém e o Clube do Remo.Ressalto dois fatores muito importantes e presentes na sociedade paraense: a língua e a cultura francesa, por conta da Belle Époque que ainda figura no nosso dia a dia na arquitetura da cidade, mas agora também embeleza as ruas com a bela homenagem no uniforme do Clube do Remo. Outro fator, é o esporte, que celebraremos mundialmente em breve com os jogos olímpicos de Paris, na França, e mais especificamente o futebol, presente em nosso cotidiano como paixão nacional, emocionando todos os paraenses" ,disse.
Aliança Francesa – Belém
A Aliança Francesa de Belém é uma Associação Brasileira sem fins lucrativos que se dedica ao ensino da língua francesa, à difusão das culturas francesas e francófonas e à promoção do intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos.
Em Belém, a Aliança Francesa nasceu no final dos anos 50 e teve seu estatuto oficialmente reconhecido pela Aliança Francesa de Paris em 1969.
A Aliança Francesa de Belém tem sede no bairro de Nazaré, na Rui Barbosa e conta com uma estrutura moderna e um ambiente muito agradável. Aqui é o seu cantinho francês em Belém!
A Aliança Francesa é administrada por um comitê diretor local, formado por associados voluntários eleitos para um mandato de 2 anos e gerida por uma diretora-executiva escolhida diretamente pelo Governo Francês (Ministério das Relações Exteriores).
Camisa Triunfo
O manto na parte frontal tem tecido Jacquard “Seringueira” que faz referência aos anos áureos da Belle Époque Amazônica, simbolizando a seringueira e o ciclo da borracha, importante período de crescimento econômico da época.
Todas as cores envolvidas na camisa têm um significado. Ela é predominantemente roxa, que reapresenta o apogeu da época econômica e cultural. Os traços dourados simbolizam o ouro, da imponência dos hotéis, palacetes e teatros luxuosos, do crescimento acelerado dos centros urbanos, construídos sob influência europeia.
Os detalhes em preto simbolizam a população pobre, caboclos, ribeirinhos e indígenas, que ficaram à margem do processo de riqueza e urbanização. No detalhe da manga o branco significa as marcas da seringueira na exploração do látex na Amazônia.
A camisa apresenta dois escudos retrôs do Clube do Remo, sendo o primeiro distintivo e o segundo após a reorganização, que foram utilizados no período do movimento que modernizou a cidade das mangueiras. O novo modelo também apresenta a camisa de goleiro.
O designer do terceiro uniforme foi desenvolvido e desenhado pelo marketing do Rei, após um trabalho minucioso de pesquisa nos mínimos detalhes.
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